sexta-feira, 13 de março de 2015

Ontem foi um dia triste para Angola.

Lobito - 63 mortos confirmados, outros tantos desaparecidos e centenas de famílias desalojadas
.
Tudo isto por causa das chuvas. Este país, apesar de se ver um grande esforço por parte do Governo em criar novas infraestruturas e centralidades para que todos os cidadãos tenham, cada um, uma casa decente, ainda há muito por fazer. Claro que não se conseguem estas coisas em pouco tempo, mas é urgente olhar-se para a ordenação do território e ver o que está mal, são valas de drenagem completamente entupidas de lixo, são casas e mais casas construídas em sítios perigosos e sem qualquer organização, uma confusão.

Quando chove em Angola, pode-se dizer que “chove á séria”, desde que cheguei já me vi impossibilitada de sair de casa pois a rua transformou-se num pequeno rio, já passei pelo meio de um musseque com a altura da água a chegar a mais de metade do jipe, já vi um embondeiro gigante a vir arrastado pelas águas e pelo que me dizem, ver frigoríficos e máquinas de lavar também (infelizmente) é normal.


E ponho-me a pensar como será viver toda uma vida assim, será que as pessoas estão habituadas? Será que é normal, saber que quando vier a chuva o mais provável é ficar sem casa? Será que pensam assim ou no seu íntimo sentem uma urgência para mudar este tipo de situações?...

Sem comentários:

Enviar um comentário